Encontrou o que procura? Não encontrou? Visitar o Showroom? Emoldurar uma obra à medida? Contacte-nos, podemos ajudar.

"Representar a mulher" e outras histórias de Paula Rego.

Escrito em 05 de abril de 2021

"Representar a mulher" e outras histórias  de Paula Rego.

Em outubro de 2021 (de 7 de julho a 24 de outubro), no museu Tate Britain* em Westminster será apresentada a maior e mais abrangente retrospetiva  do percurso artístico de Paula Rego. Desde 1950 a artista Paula Rego que revolucionou a forma como as mulheres são representadas, apresentará mais de 100 obras, incluindo colagens, pinturas, pastéis em grande escala, desenhos e gravuras, vai abranger desde os seus primeiros trabalhos até às suas ricas cenas em camadas dos anos 2000.
A exposição começará com uma seleção dos primeiros trabalhos da artista, raramente vistos, onde Paula Rego explorou primeiro a luta pessoal e social. Nas suas pinturas, colagens e desenhos dos anos 60 aos 70, Paula Rego opôs-se de forma apaixonada e feroz à ditadura portuguesa, usando uma variedade de fontes de inspiração, incluindo anúncios, caricaturas e notícias. Ela também explorou contos populares como representações da psique e do comportamento humano.

*A galeria Tate Britain em Westminster é uma galeria de culto no Reino Unido e é a mais antiga da rede de quatro galerias, inaugurada em 1897.

A exposição é um convite ao mundo criativo de Paula Rego e à exploração das mise-en-scènes que a artista vem montando, desenhando e pintando no seu estúdio ao longo dos anos 2000. A exposição também reunirá obras impressionantes que abordam as questões do tráfico de mulheres e da mutilação genital feminina. Essas imagens poderosas confrontam histórias difíceis de dor e abuso que Paula Rego sente que precisam ser contadas.

A par de Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego é a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacional, estando colocada entre os quatro maiores pintores vivos em Inglaterra (Peter Doig, Luc Tuymans, David Hockney).


Interrogação de Paula Rego (quadro pintado aos quinze anos).



O cadete e a irmã de Paula Rego.
(obra vendida pela Sotheby's em 2015 por 1 614 795 €).



Algumas das obras de Paula Rego de irradiação e expressão intensa (daí o seu extrordinário valor de bela arte) parecem chocantes a muitas sensibilidades para além da estética, como aconteceu com obras de Caravaggio, Courbet, Hieronymus Bosch ou Duchamp, no entanto tudo é atenuado e bem compreendido com o distanciamento e contexto próprio da História.

As obras de Paula Rego não podem ser reproduzidas a não ser por autorização formalmente expressa da artista.


Fonte: Revista Touch of class


×